Sonhar é expandir novos horizontes, e o amor é a força que nos leva a buscar fazer de nossos sonhos realidade.

domingo, 27 de julho de 2014

Monólogo para Encontro



Certa vez Carlo Goldoni falou: “O mundo é um belo livro, mas é pouco útil a quem não sabe ler”, e me pergunto: Só o mundo é um belo livro? Por que não dizer também que um belo livro é um mundo na mão de quem sabe ler?

A leitura engrandece, enriquece e dignifica um homem, levando-o a viajar, e entrar em outros mundos que não são seus, sem ter o poder de dizer algo que possa mudar os acontecimentos, apesar de muitas vezes querer entrar nas páginas e ser um personagem, só para dizer: olha não faz assim, ou foi ele, entre infinidades de coisas. Gostamos sempre de ter o poder em nossas mãos, o poder das escolhas, das influências, do tentar levar as coisas para o nosso jeito, mas a leitura nos mostra algo além desses poderes imediatistas, um poder esquecido por nossa geração, o poder do conhecimento e da experiência, sabemos para onde quereremos ir, mas não nos preocupamos com o caminho, e ler é um GPS para vida, e para aqueles que vivem por amar, podem achar uma boa ferramenta de condução, a ferramenta Nicholas Sparks.

“Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, apagaria também todas as alegrias” como não recordar das doces palavras de Landon Carter, em Um amor para recordar, acreditar que milagres realmente existem, e como também não dizer que podemos mudar e ser mudados pela força de um amor puro e sincero?

Como não se deliciar lendo Querido John? , e comprovar a mudança causada pelo amor, e também perceber que o amor muda, e que: “As memórias podem ter uma presença física, quase viva...” , e nos embalarmos na história de John e Savannah, e sabermos que nossas escolhas podem mudar nossas vidas.
Por falar em escolhas, falamos de Gabby e Travis, e a inquestionável pergunta de até onde devemos ir em nome do amor? Em A escolha, sentimos o poder das consequências sobre nossas opções, e até onde nossas escolhas podem nos levar.

Embalados por escolhas, e consequências, também nos permitimos recordar a incomparável história de Diário de uma paixão. “Não sou nada especial, disso estou certo. Sou um homem comum, de pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim, e o meu nome, em breve será esquecido, mas amei outra pessoa como toda a minha alma e coração, e para mim, isso sempre bastou” , como não se apaixonar por essa doce história de Noah e Allie, e saber que o amor se renova a cada manhã.
Agora, que conhecemos um pouco de Noah, imagine-se ser genro de um homem incomparável, e não conseguir ser nem um pouco romântico, e deixar a essência do seu amor quase apagar, sobrevivendo a um cotidiano, e chegando a si perguntar o porquê de alguém tão especial, amar a alguém que não dá motivos para ser amado. Em o casamento, podemos refletir sobre o que a rotina pode levar a um casal, e aprender com Wilson Lewis que nunca é tarde para se recomeçar.

Aprender a lhe dar com o destino, e entender a força que ele pode agir sobre sua vida, também não é tão fácil, e nas páginas de um homem de sorte, vemos que coisas simples, às vezes, nos levam a experiências extraordinárias, e é o que Thibault percebe, e que a sorte pode ter um conceito diferente daquele que imaginamos. Se tratando de destino e de “sorte” também podemos citar uma carta de amor, e o poder que coisas simples podem ter em nosso futuro, e recordar a esperança de encontrar alguém especial, quando menos esperamos, e de sonhar com um: felizes para sempre...

Esperança, alegria, sacrifício e perdão, ingredientes imprescindíveis para a receita do amor, e em Noites de Tormenta, aprendemos que todos os ingredientes são necessários para que o gosto seja mantido, e temos a oportunidade de aprender que o amor não tem idade, e nem época, mas acontece quando menos esperamos que possa acontecer. Falando em perdão, e saber que ele é necessário, e que apesar do tempo, somos confrontados sempre, até nos curarmos, uma curva na estrada, trás uma belíssima história de perdão, cura e renovação.

Nas certezas o amor se aproxima, e nas dúvidas ele se revigora, nem sempre as incertezas servem para nos afastarmos, às vezes duvidar pode nos fazer refletir e até provar a força do que nos uni, isso é contestado em à primeira vista, e lembramos que o amadurecimento também acontece na dor.

Mas falando em dúvida, também podemos falar de outra coisa que nos faz atiçar a curiosidade e desejarmos com muita força saber o que nos espera a frente, não podemos dizer isso sem citar o guardião e o milagre, um pouco de suspense e de mistério, pode sim apimentar uma boa história e nos guiar por estradas prazerosas...

Gerações diferentes também podem se unir, e Ira e Ruth, Luke e Sophia, nos mostram isso, e que além do desespero, da dificuldade e até da morte, a força do amor nos guia nesta longa jornada que é a vida. Sempre que falamos de gerações também lembrando de famílias, e o quanto elas podem, e influenciam na nossa vida, sendo isso relatado, até nos romances mais famosos da história, em a última música, aprendemos a valorizar nossa família,  e que o verdadeiro amor rompe as dificuldades de classes, e supera qualquer dificuldade.

Como também não poder dizer que o amor é um porto seguro, no qual podemos buscar refugio nos piores momentos, e que temos sim o poder da escolha e buscarmos aquilo que possa ser o melhor para nós.
Não podemos falar em o melhor para nós, sem pensarmos em oferecer o nosso melhor, em o melhor de mim, vemos o poder do destino novamente, e que o amor pode acontecer de diferentes formas, porém o mais importante e crucial é darmos aquilo que temos de melhor em cada um de nós.

E o resgate, bem.. , aí acho que depois de ouvir tanto do que Nicholas tem pra gente, vocês também devem buscar essa ferramenta, e saibam sempre que o ontem de alguns pode ser o nosso amanhã, e conhecer e aprender com o passado com certeza é o melhor jeito de nos prepararmos para o futuro, e ler é abrir portas para lugares que jamais acharíamos que poderiam existir, e até onde poderemos chegar, só depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário